Eu, ateu…E parem de tentar mudar isso que é irritante, cara!

Olá, bípedes sapientes! E não é que eu já tive ideia para um novo post? Essa coisa de ter blog pessoal é mais prática, admito. O post de hoje foi motivado por uma SMS que eu recebi agora a pouco, acho que não faz nem uma hora, me convidando para ir a uma igreja evangélica para uma comemoração que vai ocorrer lá no sábado.

Quem me conhece (digo, conhece mesmo, não é só “conhecido”) sabe que sou ateu, não é algo que jogo na cara dos outros para que eles vejam, meus amigos acabam sabendo no decorrer de alguma conversa e tal, muitas vezes por acaso. Não sou anti-teísta, também conhecido como “ateu babaca”, que ninguém pode falar nada sobre religião que faz uma guerra e fica postando coisas em redes sociais ofendendo quem crê em deus X, Y e Z e tal, muito menos sou associado a qualquer dessas organizações ateístas que existem hoje no Brasil, como a N.A.S.P (Núcleo Ateísta De São Paulo), ATEA (Associação Brasileira De Ateus E Agnósticos), na verdade não vejo sentido algum em organizações ateístas, mas se eles querem fazê-las, ok. Mas eu ser ou não babaca não é o ponto do post, o ponto do post são as pessoas que tentam converter as outras a cada dia.

O que motivou o post de hoje, como já falei, foi uma SMS de uma colega minha que é evangélica, e que sabe que eu sou ateu, me convidando para ir a sua igreja no sábado, a descrição dos SMS

Amiga: “Bora sábado minha igreja? Vai  ser tão bom”

Eu: “Obrigado pelo convite, mas terei que recusar”

Amiga: “Vamos. Pra se distrair, sair um pouco do tédio.”

Eu: “Não, obrigado. Não me interesso por igrejas.”

Ela não insistiu, o que eu achei muito bom, normalmente as pessoas insistem até eu xingá-las.

Pelo menos uma vez ao dia alguém me convida para ir a igreja, fala que vai trazer o padre/pastor para falar comigo, que vai me convidar para um tal de EJC e etc, e isso me irrita por vários motivos: Por ser uma total falta de respeito com a minha pessoa e com o fato de não ter nenhuma crença religiosa para “guiar minha vida”, por que as pessoas acham que eu tenho mesmo que ter  uma religião e as vezes me tratam como um doente, mas o que mais me irrita é o fato de que eles se acham no direito de me criticar por não ter religião, mas se eu falo qualquer coisinha da religião deles, me mandam calar a boca e me chamam de escroto. Não que eu não seja escroto com relação a outras coisas, mas não a religião. Só vamos deixar claro uma coisa aqui: eu respeito qualquer crença religiosa, se você quiser rezar pro Sapato Criador é problema seu, mas sou contra instituições religiosas em si, como igrejas ou templos, que normalmente são usadas por pessoas ruins para tomar dinheiro e prejudicar a vida de pessoas honestas e trabalhadoras.

Mas enfim, como eu dizia, as pessoas se acham no direito de me criticar e tentarem me converter o tempo todo, o que automaticamente já desrespeita a lei de liberdade religiosa que temos no Brasil, porém eu não posso falar nada sobre as instituições religiosas que as pessoas frequentam, porque se eu falar eu estou oprimindo e desrespeitando as pessoas, se eu me recuso a orar em qualquer ocasião que seja, como na abertura do ano letivo, todos me olham torto e tal, não estou me fazendo de vítima, não me entenda mal, mas é que isso é bem irritante.  Porém a coisa piora quando a pessoa que me dá tal sermão age pior que eu próprio, a pessoa bebe, fuma, trepa com quantas putas puderem, grita os pais, desrespeita os outros, são preconceituosos e etc, mas vem e paga de cristão bonzinho porque está na igreja e está salvo. Amigo, me desculpe, mas se for para alguém está salvo aqui sou eu, não que eu não beba, mas também é a única coisa da lista acima que eu faço, odeio cigarros, prefiro me masturbar a ter que pagar para alguém trepar comigo, respeito meus familiares, sou livre de preconceitos “graves” como racismo, xenofobia (até porque eu sou louco que os aliens apareçam, por favor!), homofobia e tal, tenho preconceito menores como contra pessoas que “riem” “ashuahsuahsuahsuahsuahsauhsauhsuahsuahsuahsauhsuahsuhsuahsuahsuahsuahsuahsu”, mas nada grave. Então qual a envergadura moral que um cidadão como o citado anteriormente tem para vir querer me converter a sua crença religiosa? Uma pessoa hipócrita dessa forma tem que calar a boca e nem pensar em dar sermão em alguém, porque aí já começa errado.

Eu não me importo de discutir religião, desde que seja com alguém que saiba discutir o assunto e não somente fechar a mente quando se fala de qualquer coisa que vá contra o que ela acredita. Por exemplo, discutir religião com espiritas é ótimo, eu respeito muito o espiritismo, mais que outras religiões, primeiro por ser uma das poucas religiões ateias existentes, embora os espiritas possam ou não acreditar em um deus, e segundo porque tudo gira em torno da experimentação e não da fé cega, a maioria dos espiritas são pessoas de mente aberta que estão realmente dispostos a discutir os assuntos religiosos, e que me fascinam com coisas como teorias para existência e espíritos e tal. Se um dia eu for entrar em alguma religião, será o espiritismo. Já discutir com um cristão é uma batalha que não se pode vencer, se você mostra um fato cientifico para o sujeito lá vem ele “mas a ciência pode estar errada. E aí, o que vocês farão se amanhã provarem que o big-bang nunca existiu?”, então lá vai você explicar que se a nova teoria te convencer, ou seja tiver provas o suficiente para ser validada, você a abraçaria como certa e admitiria que a antiga estava errada, é isso que alguém da ciência deve fazer, mas os cristãos normalmente não costumam ver isso e esse é um dos motivos para eu evitar falar de religião com as pessoas daqui.

Para resumi tudo que eu disse: parem de tentar me converter para suas religiões, ninguém precisa pensar como você, aceite isso e siga sua vida como uma pessoa mais feliz, ou negue isso e seja taxado como insuportável por todo mundo, menos por pessoas igualmente insuportáveis.

Okay, o texto não ficou bom, ficou meio confuso (mas meus textos desse tipo sempre são) e talvez não tenha passado o que eu desejava, acho que eles quase nunca passam, mas é assim que a coisa vai rolar aqui. Então até a próxima, pessoas.

(Ah, e me sigam no twitter @KelvyLima, só não seja chato, caso contrário lhe darei block sem pensar duas vezes <3)

 
    • BIG
    • 19 de novembro de 2012

    Ahushaushaushaushaushshaushausa… Já passei por isso, man. Quando esses crentes tentam me converter, começo a aplicar sutilmente técnicas Socráticas pra fazê-los pensar no seu próprio papel. Quando eles percebem que estão caindo em contradição, pulam fora e me deixam em paz!

    • Normalmente não se precisa ter todo esse trabalho, eles entram em contradição sozinhos mesmo.

  1. Adorei seu relato, muito interessante e fatos realmente verídicos. Cristãos falam tanto em “seguir Jesus” que acabam não fazendo por onde, vivem criticando e se achando os donos da razão, sempre quebro argumentos cristãos com isso.

  1. No trackbacks yet.

Deixe um comentário

